Diretrizes para Autores
Definição dos padrões bibliográficos e padrões de formatação de texto da revista para Relatos de Práticas e Artigos:
Dossiê: As propostas de números temáticos devem ser encaminhadas para o endereço: geem.uesb@gmail.com
---------------------------------RELATOS DE PRÁTICAS-----------------------------
Podem ser submetidos relatos, histórias e narrativas de experiências de sala de aula por exemplo: experiências com o Estágio Supervisionado, PIBID, pesquisas desenvolvidas na graduação e também experiências práticas de professores (relatos de experiência, estratégias pedagógicas em sala de aula).
A submissão pode ser realizada por discentes ou professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e demais modalidades.
Característica da Proposta
Descreva uma aula/atividade que considere interessante, desenvolvida no âmbito de um componente curricular ou interdisciplinar, nos diversos anos escolares. Conte-nos suas dificuldades, desafios e progressos, seguindo o padrão estabelecido:
Resumo da aula/atividade, contendo de 100 (duzentas) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com indicação de três a quatro palavras-chave;
Temática da aula/atividade (duração);
Objetivos da atividade/aula (motivação);
Conteúdos (delimitando o ano escolar);
Procedimentos (descrição das etapas da aula/atividade);
Reflexões (avaliação da aula/atividade desenvolvida pelo professor e estudantes, pontos positivos e negativos, sugestões);
Referências (livros, artigos, sites)
Submissão
1. Recebimento contínuo devem ser submetidos no site da revista: http://geem.ojs.galoa.com.br/index.php/CPP.
2. Agradecimentos e demais informações (deve constar no final do texto, após as referências)
Avaliação
1. O Relato de Prática enviado para a Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR será submetido à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.
2. A política de ética de publicação da Revista: a) obedece à Resolução n° 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas envolvendo seres humanos; b) procede ao envio para o(s) autor(es) do parecer conclusivo do artigo.
3. A escrita do texto deve está adequada à norma culta da Língua Portuguesa.
4. Caso necessário, para que o trabalho aprovado seja publicado, serão sugeridas mudanças e correções a serem feitas pelos autores visando à melhoria do texto.
5. Modelo de Biografia Resumida (Deve constar no final do texto, após as referências)
a) Nome completo sem abreviações.
b) Formação inicial;
c) Informar a maior titulação com “Nome da Universidade ou Escola” (SIGLA/Campus Nome do Campus).
d) Função atual: Estudante, Professor da Escola, Universidade “Nome da Escola ou Universidade” (SIGLA/Cidades/Estado).
e) Contato: emailparacontato@email.com
Formatação
1. Número de páginas deve ficar entre 8 e 12 páginas;
2. Título: maiúsculo e negritado, fonte Times New Roman, tamanho 14.
3. Folha tamanho A4, arquivo em formato DOC; margens 2 cm sem paginação; fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo de parágrafos na primeira linha de 1,5 cm.
4. as imagens, tabelas e gráficos deverão ser inseridas centralizadas no texto
5. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto.
6. As notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando forem indispensáveis.
7. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento entre linhas de 1,0 cm, recuo de 4 cm e fonte tamanho 11.
Verificar o modelo no site. Caso encontre algum problema em submeter a proposta, favor contatar o suporte!
----------------------------------------ARTIGOS---------------------------------
Submissão
1. Os artigos são de recebimento contínuo devem ser submetidos no site da revista: http://geem.ojs.galoa.com.br/index.php/CPP.
2. Em relação à transferência de documentos, esses devem ser anexados no momento de envio do artigo.
3. Agradecimentos e demais informações (Deve constar no final do texto, após as referências)
Avaliação
1. O artigo enviado para a Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR será submetido à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide por seu envio aos pareceristas ou sua recusa prévia.
2. A política de ética de publicação da Revista: a) obedece à Resolução n° 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas envolvendo seres humanos; b) procede ao envio para o(s) autor(es) do parecer conclusivo do artigo.
3. A apreciação pelos pareceristas está fundamentada: na coerência do tema com o texto; na consistência do resumo que deve apresentar objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados; na relevância do conhecimento produzido para a comunidade científica e consistência das ideias conclusivas.
4. A escrita do texto deve está adequada à norma culta da Língua Portuguesa.
5. Caso necessário, o artigo aprovado serão sugeridas mudanças e correções pelos autores visando à melhoria do texto.
Modelo de Biografia Resumida (Deve constar no final do texto, após as referências)
1. Nome completo sem abreviações.
2. Formação inicial;
3. Informar demais especializações: Especialista, Mestre, Doutor, Pos-Doutor, definir as especialidades com “Nome da Universidade ou Escola” (SIGLA/Campus Nome do Campus).
4. Função atual, Professor da Escola, Universidade “Nome da Escola ou Universidade” (SIGLA/Cidades/Estado). Integrante do Grupo de Pesquisa “Nome do Grupo” (SIGLA DO GRUPO/ UNIV./INSTITUIÇÂO DE VINCULAÇÃO).
5. Contato: emailparacontato@email.com
6. Link do lattes (quando houver):
Formatação
1. O artigo deve ser configurado para papel tamanho A4, arquivo em formato DOC; margens 2 cm sem paginação; as ilustrações, as tabelas e as fórmulas deverão ser inseridas no texto; fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo de parágrafos na primeira linha de 1,5 cm, não devem ultrapassem 2MB
2. O título deverá conter, no máximo, 100 (cem) caracteres com espaço.
3. A primeira página deve conter o título em português e inglês, antes de cada resumo; o título deve vir em caixa alta, seguindo de autoria(s), instituição (ões).
4. O artigo deve ser inédito, escrito em português, conter de 15 a 20 laudas, incluir resumo em português e inglês 200 (duzentas) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com indicação de três a quatro palavras-chave em cada idioma.
5. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto.
6. As notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando forem indispensáveis.
7. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento simples, recuo de 4 cm e fonte tamanho 11.
Citações
1. Citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento simples, recuo de 4 cm e fonte tamanho 11.
2. As menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT ─ NBR 10520, Agosto, 2002. Exemplos: Teixeira (1952, p. 70); (TEIXEIRA, 1952) e (TEIXEIRA, 1952, p. 71).
3. As referências no final do texto devem obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 6023, Agosto 2002; NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica impressa; NBR 10520 – Citações em documentos; NBR 6023 – Referências; NBR 6028 – Resumo; NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos;
4. Exemplos:
a) Livros: SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas.
b) Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome abreviado (Org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX–XX (página: inicial e final separadas por hífen).
c) Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano.
d) Trabalhos publicados em eventos: SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento...Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. XX–XX . Descrição física. Notas.
e) Dissertações, teses: SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (X v. ou X f.). Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.
f) Homepages: SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: ...... . Acesso em: dia mês abreviado. Ano.
g) Legislações: PAÍS. Decreto nº ............, data, mês e ano. Assunto do que trata a legislação. Disponível em: ......... Acesso em: data, mês e ano.
----------------------------------------Resumos de Teses e Dissertações---------------------------------
Para publicação dos Resumos (Tese e Dissertações de Mestrado) deve-se submeter documento em formato Word, contendo:
a)dados bibliográficos: SOBRENOME, Nome Sem Abreviação - Título completo. Dissertação de Mestrado ou Tese. Cidade, Estado: Programa de Pós-graduação em XXXXXX. Universidade XXXXXXXXXX, mês, ano.
b)link para acesso a sua dissertação, preferencialmente do programa onde foi defendida.
c)o resumo deve ser o mesmo publicado digitalmente no original da Tese ou Dissertação.
Serão priorizadas pesquisas relacionadas com a Educação Matemática.